ML Private Tours: um “Vintage” no sector do turismo

ML Private Tours é uma empresa sedeada no Porto e que há dois anos opera no sector do transporte de turismo, posicionando-se no segmento “Premium “.

Opera em todo o Norte do país, apostando no eno-turismo e no turismo cultural como principal área de negócio.

Na génese deste projecto está Miguel Leal, um jovem empreendedor com vasta experiência na organização de eventos ligados ao todo-o-terreno turístico, que como conhecedor das necessidades do mercado, decidiu apostar neste projecto. 

A aposta na diferenciação

Miguel Leal explica como nasceu ML Private Tours: Era vulgar, durante a realização de passeios de todo-o-terreno, receber pedidos para organizar visitas a quintas e passeios pelo Douro. Entendi que havia mercado e após um estudo decidi avançar com um projecto que me permitisse operar na área de turismo, que decidi posicionar no sector Premium, onde encontrei um nicho de mercado muito apetecível, para uma estrutura ágil, que pudesse oferecer um serviço criado à medida das expectativas dos clientes.

O CEO de ML Private Tours, realça as paisagens, a diversidade e a história de toda a Região Norte, como elementos diferenciadores, que acrescentam valor a este projecto: Quando nos lançamos neste projecto, entendemos que havia uma grande procura por tudo o que de belo o Norte e o Douro, em particular, têm para oferecer. Paisagens únicas, toda uma região com uma relação ímpar com o vinho e, é claro, a existência de um produto de excelência, com uma procura cada vez maior no mercado estrangeiro, são elementos extremamente apetecíveis. O crescimento do mercado é notório e cada vez mais o Porto está nos roteiros internacionais e os vinhos portugueses, nomeadamente do Douro, são aclamados internacionalmente.

Notamos que 2001 foi um ano chave para este fenómeno e que desde essa data o crescimento foi exponencial. A chegada das companhias de aviação “low-cost” foi mais um importante impulso, o que fez com o turismo de massa, principalmente no coração da cidade, se instalasse e que a procura pelo Porto e pelo Douro tenha crescido. No entanto entendemos também que havia ainda um segmento que necessitava de ser trabalhado, pois há infra-estruturas de altíssima qualidade, mas notava-se uma lacuna na forma de fazer com que uma pequena franja, mas com elevadíssimo potencial, do turismo pudesse usufruir do que de melhor o nosso país tem para oferecer. Remata o homem forte da  ML Private Tours. 

As vantagens de Portugal

Portugal afirma-se como um país único, com uma enorme diversidade paisagística e cultural, com territórios completamente distintos, tantas vezes separados por escassos quilómetros.

O potencial da zona Norte é imenso e em muitas áreas ainda pouco explorado, o que abre  óptimas  perspectivas de  crescimento para  uma empresa  como ML Private Tours.

 

Os produtos

“We take you there” pretende responder às necessidades de um segmento que busca o melhor, sem atender a preço. A preocupação principal é dar um serviço de qualidade, com extremo cuidado no pormenor e na atenção.

ML Private Tours fornece um serviço de transporte e guia, em viatura Mercedes, para grupos reduzidos, com visitas aos principais pontos de interesse, apresentando enfoques no turismo cultural e no eno-turismo.

“Do it your self”é um conceito completamente novo e inovador no panorama internacional. Assenta nas novas tecnologias de informação, sendo adaptado a um publico mais jovem e activo, que pretende fazer a “sua” viagem sem depender de grupos, ou terceiros, mas tendo toda a segurança de que vai ser levado aos locais de real interesse.

“Do it your self” é um formato em que o cliente constrói uma experiência, à medida das suas expectativas. Este produto assenta em dois conceitos base, um vocacionado para o eno-turismo e outro com um pendor marcadamente histórico-cultural, para serem cumpridos em três, ou cinco dias.

A principal vantagem de “Do it your self” é a grande modularidade que o formato permite, sendo possível ao cliente ajustar o tipo de viatura e o tipo de alojamento, assim como o ritmo do trajecto, o que visitar, onde e quando parar, para que possa ter o total controlo e desfrute da viagem.

Os mercados

ML Private Tours aposta no mercado internacional, especializando-se no incoming. Em 2012 Brasil e Estados Unidos foram respectivamente os mercados de proveniência do maior número de turistas.

As previsões para 2013 apontam para um aumento substancial de clientes internacionais, fruto  do reforço de visibilidade de ML Private Tours nos
mercados internacionais, nomeadamente no Brasil, Estados Unidos da América, Austrália e Rússia.

Com este objectivo, ML Private Tours decidiu produzir um vídeo promocional, que pretende lançar um forte apelo aos sentidos, com o objectivo de  reforçar a imagem do Norte de Portugal no panorama internacional.

A introdução do novo produto “Do it yourself” abre ainda novas perspectivas, esperando-se um grande impulso nos mercados espanhol, italiano e é expectável que seja um produto muito adequado ao perfil do turista Norte Americano e Australiano.

Setembro de 2012: um marco.

Bo Derek foi transportada por ML Private Tours durante a realização de Douro Film Harvest.

Foi para nós um enorme motivo de orgulho por termos sido escolhidos para transportar uma grande senhora do cinema. Mas mais do que tudo, entendemos que foi um grande desafio, pois é em momentos como este que vemos o nosso trabalho reconhecido, ou arruinado, caso não estejamos à altura do que nos é proposto. Felizmente passamos com distinção. Remata Miguel Leal.