Em Aveiro discute-se o futuro da mobilidade

Até à próxima sexta-feira, dia 23, a ABIMOTA recebe a comissão técnica internacional que vai definir as regras da normalização do setor das duas rodas.

A normalização para a mobilidade nas duas rodas, está na ordem do dia até à próxima sexta-feira, dia 23, no Hotel Meliã em Aveiro, onde meia centena de delgados de onze nacionalidades discutem o futuro do setor. 

Esta reunião é promovida e organizada pela ABIMOTA, enquanto ONS (Organismo de Normalização Setorial) para o setor das duas rodas e Coordenador da Comissão Técnica Nacional CT103 – Bicicletas, por delegação do IPQ – Instituto Português da Qualidade.

Nos dois primeiros dias discute-se a mobilidade elétrica

Actualmente 75% das viagens são feitas em percursos com menos de dez quilómetros e apenas com um utilizador. Ora a eficiência da mobilidade, segundo estudos recentes, deverá passar pela utilização da bicicleta elétrica e Portugal está na linha da frente do setor, em termos internacionais.

Assim, em Aveiro, discutem-se as normas que vão reger a produção, com o objetivo de que o bom desempenho e a segurança sejam garantidas, permitindo que o veículo cumpra cabalmente a função, sem interferir ou receber interferências negativas dos restantes utilizadores da via-pública.

Criação de uma terminologia internacional para o setor

No dia 21, quarta-feira pela manhã, reúne-se um segundo grupo de trabalho com o objetivo de definir a terminologia oficial da bicicleta. Esta reunião será certamente o primeiro passo para que o Português seja integrado, como língua oficial, das normas que vão reger o setor.

Visita a exemplos de sucesso

Na quarta-feira, dia 21, a partir das 13,15 horas vai decorrer uma serie de visitas a empresas líderes nas duas rodas. Os participantes vão assim visitar as instalações do Grupo Polisport, Triangles, RTE, Parque Empresarial do Casarão e o LEA, Laboratório de Ensaios da ABIMOTA.

Preparar os novos desafios do futuro

Na quinta-feira vão ser discutidos os novos procedimentos a implementar para ensaios de conformidade, respondendo aos desafios lançados pelos novos materiais e processos de fabrico.

O último dia, sexta-feira 23, é dedicado à votação e redacção final dos textos emanados pelos diferentes grupos de trabalho.

Esta reunião é mais um ato do trabalho desenvolvido pela ABIMOTA, com o objectivo de colocar Portugal na vanguarda do setor das duas rodas, a nível internacional.

rodapé2 abimota