Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

PORTUGAL HOME WEEK

PHW logo

A fileira casa portuguesa vai estar em foco nos dias 26 e 27 de Junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. 

Portugal Home Week é um evento internacional exclusivo para profissionais, que vai abranger todas as indústrias ligadas à Fileira Casa portuguesa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto vai assim ser o local onde se vão reunir as principais empresas ligadas ao mobiliário, iluminação, decoração e têxteis-lar nacionais, com alguns dos influenciadores e líderes de opinião do sector, a nível global.

Sob a marca Portugal Home Week vão-se desenrolar vários eventos, que vão desde momentos puramente lúdicos, a experiências na cidade e na região, viagens que integram visitas a alguns polos de referência da fileira casa portuguesa, um espaço dedicado às “start-ups” e os eventos principais Home Show e Home Summit.

  • HOME SUMMIT

É um ciclo de conferências internacionais que vai ser realizado na Sala dos Despachantes do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, nos dias 26 e 27 de Junho.

Em Home Summit vão participar onde algumas figuras de topo a nível global, juntamente com especialistas nacionais, que vão apresentar e discutir tendências, conjugar esforços e alinhar estratégias com vista ao crescimento e promoção internacional do sector. O principal objectivo, passa pela inauguração de um fórum de discussão regular, com foco em Portugal.

Entre os oradores, destacam-se o Designer Industrial, Karim Rashid; a Sócia Fundadora da 360Inspiration, Zuzanna Skalska; o Consultor e Diretor Artístico do IED (Istituto Europeo di Design Spa), Giovanni Ottonello; Embaixador do EIDD-Design for All in Europe, Pete Kercher e Magdalena Plonka, Consultora do Ministério para o Desenvolvimento Polaco.

  • HOME SHOW                  

Vai ter lugar no piso 0, nascente, da Alfândega do Porto, onde se vão reunir algumas das empresas de topo da fileira casa portuguesa, expondo o melhor da oferta do sector, numa lógica de integração e complementaridade que contribuirá para um maior reconhecimento internacional. Ao todo estão já confirmadas as presenças de seis dezenas de empresas nacionais.

  • OUTROS EVENTOS

Portugal Home Week vai ainda integrar:

Home Party, a 26 de Junho no Salão Nobre do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde vai decorrer um jantar informal, seguido de uma festa com música ao vivo, de forma a promover o contacto e as relações entre as empresas participantes e os visitantes convidados, permitindo a estes últimos experimentarem a reconhecida hospitalidade portuguesa.

Home Dinner, a 27 de Junho no Piso 1 Nascente do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde vai decorrer o jantar formal que assinala o encerramento do Portugal Home Week, com a presença de altas individualidades, visitantes convidados, oradores e representantes das empresas participantes.

Home Pro Trips, que vão decorrer de 25 a 28 de Junho. Aproveitando a proximidade da cidade do Porto aos mais importantes centros industriais, os visitantes internacionais do Portugal Home Week vão poder conhecer melhor e avaliar “in loco” o trabalho das empresas expositoras, com programa de visitas que visa acelerar o desenvolvimento de oportunidades e relações de negócio. 

Home Fun Trips, de 25 a 28 de Junho. Durante a sua permanência no Porto, os visitantes do Portugal Home Week vão ter uma excelente oportunidade para descobrirem esta maravilhosa e romântica cidade e as regiões circundantes, nomeadamente as magníficas paisagens do Douro vinhateiro, naturalmente, aproveitando o verão português e num momento em que a cidade está engalanada para celebrar o “seu” santo, São João.

InovDesign vai acontecer no dia 27 de Junho na Fundação Casa Serralves. O InovDesign é um programa que promove o design como factor diferenciador e agregador de valor, apoiando as empresas na implementação de metodologias inovadoras no design de produto. O Portugal Home Week vai incluir um workshop no âmbito desta iniciativa, que vai ter lugar no Museu de Arte Contemporânea Casa de Serralves.

Start Up Corner vai-se realizar em 26 e 27 de Junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Portugal Home Week apoia modelos de negócio novos e inovadores, disponibilizando às startups nacionais uma oportunidade para apresentarem o seu trabalho e as suas ideias a uma audiência internacional especializada.

Design Lounge vai decorrer em 26 e 27 de Junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde vai estar patente uma seleção curada de artigos de design, desenvolvidos por alguns dos mais representativos artistas e designers portugueses.

Guimarães Home Fashion Week vai acontecer em 26 e 27 de Junho no Mosteiro de Santa Marinha da Costa, em Guimarães. No coração da mais importante região produtora da indústria têxtil portuguesa, o Guimarães Home Fashion Week, evento exclusivo para este sector, vai ser um interface entre oferta e procura, promovendo o contacto entre as empresas produtoras e representantes de importantes compradores internacionais.

  • DADOS BIOGRÁFICOS DOS ORADORES DE HOME SUMMIT

Karim Rashid – designer industrial

Visionário e prolífico, Karim Rashid é uma das personalidades mais originais do design actual. Com mais de 4000 projectos em produção, mais de 300 prémios conquistados e trabalho com clientes em mais de 40 países, a capacidade de Karim de transcender a tipologia continua a fazer dele uma referência entre os designers de sua geração.

Com foco voltado para o design dos tempos atuais, os trabalhos de Karim incluem artigos de luxo para Christofle, Alessi, Veuve Clicquot e Riva 1920; produtos democráticos para a Umbra, Paul Mitchell, 3M e Philip Morris; mobiliário intemporal para Bonaldo, Tonelli, BoConcept e Vondom; iluminação requintada para Artemide e Fontana Arte; produtos de alta tecnologia para Asus e SirinLabs; design de superfície para Marburg e Abet Laminati; gráficos iconicos para Citibank e Sony Ericsson; e premiações para o Method, Paris Baguette, Kenzo e Eos.

Zuzanna Skalska – Fundadora, 360Inspiration

Zuzanna Skalska é a principal responsável pela pesquisa de tendências que se encontra associada à 360 Inspiration. Com a vasta experiência de Zuzanna e a perspectiva inteligente sobre o que está actualmente a acontecer no mundo do design, qualquer pessoa poderá encontrar a inspiração mais recente para o seu negócio. Atenta aos vários acontecimentos das áreas da economia, sociedade, tecnologia, meio ambiente e política, visita mais de 25 feiras internacionais influentes, bem como seminários e conferências. A sua abordagem conduz a percepções e análises precisas de maneira concisa e de fácil compreensão. Zuzanna Skalska traz tendências para a vida de uma forma distinta e apaixonada!

Tendo nascido em Varsóvia, Polónia, Zuzanna Skalska tem vivido na Holanda desde 1991 depois dos seus estudos na Academia de Design de Eindhoven e na Academia de Belas Artes e Design de Den Bosch. Após a sua formação em 1998, Zuzanna começou a sua carreira profissional como Analista de tendências sensoriais no Departamento de Design Estratégico da Philips Design em Eindhoven. Em 2001, Zuzanna ingressou na VanBerlo, sendo responsável pela pesquisa de tendências em design industrial.

Em 2007, Zuzanna começou a trabalhar na 360º. Em 2014 criou a sua própria empresa, operando sob o rótulo 360º. Zuzanna é autora do premiado livro 360 ° Trend Reports e escritora do blog 360 Inspiration. Skalska é uma especialista em tendências profissionais que cobre um grande número de indústrias. A sua pesquisa contínua por tendências está focada em encontrar a fertilização cruzada de ideias que as marcas e  as empresas podem implementar nos seus próprios cenários, estratégias, conceitos, produtos e serviços.

Giovanni Ottonello – Consultor e Diretor Artístico no IED (Istituto Europeo di Design Spa)

Giovanni Ottonello, arquitecto, é consultor e Director Artístico no IED, Istituto Europeo di Design Spa. Galardoado com múltiplos prémios pelo seu trabalho, é responsável pela renovação do merchandising visual de empresas como Ferragamo, Bottega Veneta, Procter & Gamble, Artsana, entre outras. É frequentemente convidado como especialista para lecionar e realizar seminários por inúmeras Universidades por todo o mundo, de Espanha a Moscovo, de Quito a Seoul e Beijing. 

Pete Kercher – Embaixador do EIDD - Design for All in Europe

Pete Kercher formou-se em Direito pela Universidade de Southampton, com especialização em política juvenil internacional (Vice-Presidente da Federação Europeia de Juventude Liberal e Radical, 1975-77). Após mudança para Itália em 1978, fundou uma agência de consultadoria em comunicação e design em Itália nesse mesmo ano, a KSDC Strategic Design and Communications.

Entre 1988-1994, foi director executivo do Bureau of European Designers Associations (BEDA), tendo depois representado Itália no seu Conselho de Directores até 2002.

Membro do ADI, Italian Association for the Industrial Design, desde 1994, ele coordenou o seu Comité Internacional em 1999-2001 e o Conselho Nacional Italiano de Design em 2000-2001.

Membro fundador do EIDD - Design for All Europe, em 1993 (Presidente em 2003-2007) e do homólogo nacional Design for All Italy (Presidente 1997-1999), ele é atualmente o Embaixador itinerário, onde participa em várias palestras internacionais (média de 10 países por ano).

Membro de vários comités científicos, consultores e editoriais e jurado de conferências internacionais, jornais e prémios e autor de inúmeros artigos e manifestos de publicações políticas, jurídicas e de design, foi membro do Group of Experts in Design at the Office for the Harmonisation of the Internal Market (OHIM) durante a sua existência (2002-2008).

Magdalena Plonka – Consultora do Ministério para o Desenvolvimento Polaco

Magdalena Plonka, designer, MA, entre outras responsabilidades, é Consultora do Ministério para o Desenvolvimento polaco. O seu trabalho tem vindo a ser divulgado pelas mais importantes revistas difusoras de tendências e lifestyle. Desenvolve investigação para doutoramento no domínio da Responsabilidade Social Corporativa nas actividades de design.

Toni Grilo - Designer e Diretor Artístico

Designer e diretor artístico, Toni Grilo nasceu em França em 1979.

Formado pela École Boulle em Paris em 2001, veio para Portugal no mesmo ano. Descobriu um país rico em indústria, uma forte tradição artesanal e assim ficou “obcecado” com a beleza dos processos e materiais técnicos.

Depois de várias colaborações, fundou em 2008 seu próprio estúdio, especializado no design de produtos, móveis e cenografia. Criou várias marcas de produção contemporânea, intemporal e de qualidade, como o Riluc em 2009, a Haymann Editions em 2012, o Blackcork em 2014. Também criou o LXD Lisboa Design Show e tornou-se diretor artístico em 2013 da prestigiada ourivesaria centenária, Topázio.

Javier Gomez - Artista e Fotógrafo 

Javier Gomez é um artista e fotógrafo nascido no Panamá e que atualmente vive em Nova Iorque. Estudou fotografia na Universidade de Nova Iorque e na Cooper Union para o avanço da ciência e da arte.

Criador de uma estética própria, tornou-se conhecido por fotografar arquitetura urbana e objetos orgânicos de maneira surreal e abstrata. Influenciado pelos princípios da geometria “sagrada”, Gomez realça a cor, o volume e a textura para desfocar as linhas da natureza e do abstrato em cenas familiares. Recentemente, alguns desses trabalhos foram utilizados para a criação de uma nova coleção de móveis - JG Home Living Inc.

Gomez possui uma carteira de clientes de elevado perfil, tais como, Fendi Casa, Bvlgari, Roche-Bobois, Holland & Sherry, Isetan, World of Wonders, Sentta, c

Cassina, Jamie Drake Interiors e celebridades como Hilary Swank, Bill Clinton, Ansel Elgort, Pelé, Colin Cowie e Dr. Phil são colecionadores das suas obras. 

Javier Gomez é presence habitual em várias cadeias televisivas, com regularidade escreve artigos e foi capa em revistas e jornais de referência global. Recentemente a People Magazine atribuiu-lhe o título de "Sexiest Artist Alive".

Gomez teve os seus trabalhos expostos na Maison&Objet, Cassina, Holiday House, Rachel Ray, Fendi Casa e Maison des Amérique Latin. É igualmente um forte apoiante de causas e instituições na área da responsabilidade social.

Rui Marcelino – Fundador da Alma Design

Rui Marcelino nasceu no Porto em 1970. Licenciou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Mestre em Design de Meios de Transporte pela Scuola Politecnica di Design de Milão e é Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa na área de Gestão de Processos de Design.

Com a Almadesign venceu prémios como o Prémio Nacional de Design em 1999 e 2009, o Good Design Award em 2009, 2013 e 2015, o Green Good Design Award em 2010, o Crystal Cabin Award em 2012 e o Prémio Daciano da Costa em 2015, entre outros. Teve ainda uma Menção Honrosa nos DME Awards 2009

Actualmente na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, lecciona “Projecto de Design” no Mestrado em Design de Produto, assume a Coordenação deste Ciclo e é membro do Conselho de Escola da Faculdade.

  • A FILEIRA CASA

Portugal Home Week nasce da conjugação de esforços das associações ligadas ao sector, com a APIMA – Associação Portuguesa dos Industriais de Mobiliário e Afins, à cabeça, que encontrou na AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o parceiro certo para a promoção deste evento.

A Fileira Casa Portuguesa é constituída por quatro sub-sectores, o mobiliário, os têxteis-lar, a iluminação e as utilidades domésticas.

Segundo os números mais recentes há 7.575 empresas ligadas à Fileira Casa, que geram mais de 61 mil postos de trabalho.

O volume total de negócios do sector é de 3.341M€, sendo 2.484 M€ fruto da exportação. Em 2018, as exportações tiveram um crescimento de 5,0%, em comparação com o ano anterior.

Até ao final do ano transacto, as exportações da Fileira Casa Portuguesa, representaram 4,3% do total das exportações nacionais.

Face ao grande significado que o sector representa para a economia nacional, nomeadamente no que às exportações diz respeito e ao elevado potencial de internacionalização que o Portugal Home Week detém, a APIMA encontrou na AICEP o parceiro certo para o desenvolvimento do evento.

Gualter Morgado – Secretário-Geral da APIMA

“A Fileira Casa é hoje um dos pilares da economia portuguesa. É maioritariamente constituída por PME´s, que empregam mais de 60 mil pessoas e que representa quase 3.500 milhões e Euros, sendo 70 por cento desdeste valor destinados à exportação para mais de 180 paises. Este é um sector pujante e com larga margem para expansão, expansão essa que só pode acontecer, havendo um claro apoio à exportação e à internacionalização do tecido empresarial. Por isso Portugal Home Week é um evento que só peca por tardio.”

Portugal Home Week é uma organização APIMA e Portuguese Furniture, com os parceiros AIPI, Home From Portugal, AIMMP. É um projecto co-financiado por Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia (FEDER), com apoio institucional da AICEP. A produção está a cargo da Zest.

Portugal Home Week vai ter um polo na Pousada de Santa Marinha da Costa, em Guimarães de 25 de Junho a 1 de Julho e vai ter as principais actividades no Centro de Congressos da Alfândega do Porto nos dias 26 e 27 de Junho.

 IMG 9837 

Portugal Home Week foi apresentado no espaço WOW - Work On Wood - By FINSA. Gualter Morgado, Secretário-Geral da APIMA, usou da palavra.

PHW rodape

IMOBINVEST em balanço

imobinvest2019

Crescimento de visitantes da ordem dos 50%, reforço em termos de negócios realizados e a óptima adesão registada pelo “Smart Home Show”, uma das novidades do certame, são alguns dos destaques no encerramento dos trabalhos da segunda edição de IMOBINVEST – Salão do Imobiliário.

O imobiliário esteve em foco no Centro de Congressos da Alfândega o Porto, de oito a dez de Março. Com 6.756 visitantes ao longo dos três dias do evento, o que representa um crescimento da ordem dos 50% relativamente à primeira edição, o balanço é francamente positivo.

O director do certame, José Oliveira, da Zest – Marketing e Eventos, realça a campanha de promoção, que envolveu vários meios, mas realça a“divulgação nos mercados internacionais, que foi também uma das apostas da organização para a edição deste ano. Outro dos aspectos relevantes para este balanço positivo passou pela organização em simultâneo do Smart Home Show, um Salão que reuniu diversas empresas que actuam no sector da Domótica e Automação de lares.”

O director do IMOBINVEST – Salão do Imobiliário, realçou ainda o forte salto qualitativo que o evento teve nesta segunda edição e, por isso, “o Salão esgotou o espaço disponível com empresas que ofereciam o mais variado tipo de imóveis e soluções de domótica e contou com a presença de mais de 60 expositores, cuja oferta se estendia a imóveis localizados na região norte de Portugal, assim como a habitações da zona centro e sul do país. Alguns expositores aproveitaram também para apresentar propriedades que possuem no estrangeiro. Outro dos pontos fortes, foi a presença de vários interessados estrangeiros no Salão."

Os próprios participantes, nomeadamente agentes e empresas ligados ao sector imobiliário e à domótica, realçaram que o salão foi um espelho perfeito do bom momento que o sector atravessa.

“Relativamente aos objectivos atingidos por parte dos expositores, foram recolhidas diversas opiniões e que na sua grande maioria são claramente positivas. Para estes o Imobinvest-Salão do Imobiliário foi o local ideal para a criação de negócios e fortificação de relações. Vários expositores referiram que a grande afluência permitiu a recolha de contactos por parte de clientes interessados, e que a presença de vários profissionais originou a partilha de ideias. É possível ainda adiantar que muitos expositores já manifestaram o interesse de voltarem a estar presentes na próxima edição, mostrando com isto a importância do evento junto do sector. Por parte do público, o feedback foi também o melhor, tendo a oferta sido um factor decisivo.” Rematou José Oliveira.

Os seminários realizados foram outros dos pontos fortes, com mais de meio milhar de participantes. Paralelamente realce também para  uma área totalmente dedicada à domótica, o Smart Home Show, foi também um factor de elevado interesse para o público que visitou o evento, permitindo conhecer as mais recentes soluções de automação de lares do mercado. 

IMG 6929

IMOBINVEST – segundo dia

imobinvest2019

Decorre no Centro de Congressos da Alfândega do Porto o segundo IMOBINVEST – Salão do Imobiliário, que reúne mais de seis dezenas de participantes. Smart Home Show é a principal novidade desta edição.

O IMOBINVEST – Salão do Imobiliário realizou-se pela primeira vez em Maio de 2018, tendo tido mais de 4.500 visitantes. Ontem, sexta-feira oito de Março, notou-se uma presença de público, cujos números duplicaram face ao primeiro dia da edição passada, o que é um claro indicador do sucesso do evento.

A abertura oficial do evento foi presidida pela Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, tendo tido igualmente a participação do Vereador da C.M. Porto para o Pelouro da Economia, Turismo, Comércio e Gestão de Fundos Comunitários, Ricardo Valente.

Entre as novidades da presente edição de IMOBINVEST – Salão do Imobiliário, destaque-se o Smart Home Show, um espaço inteiramente dedicado à domótica. Pela primeira vez em Portugal é realizado um salão dedicado exclusivamente às casas inteligentes.

O evento integra ainda vários seminários, com o seguinte programa:

  • Sábado, dia 9 de Março

11.00 horas: Bolha Imobiliária – Mito ou Realidade?

15.00 horas: O que Procuram os Clientes do Porto no Imovirtual?

17.00 horas: O que é um Sítio?

19.00 horas: Top Producers Imobiliários

  • Domingo, dia 10 de Março

11.00 horas: Para Quando a Profissionalização do Consultor Imobiliário?

12.30 horas: Como Está o Mercado Imobiliário? – Recrutamento Imobiliário

15.00 horas: Conheça o Porto, Para o vender Melhor. A História como Factor de Valorização do Edifício.

17.00 horas: Nova Oferta Imobiliária

IMOBINVEST – Salão do Imobiliário encerra portas amanhã, Domingo dia 10 de Março, às 20.00 horas.

seminário IMG 5869 

 

IMOBINVEST primeiro dia

imobinvest2019

A Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, inaugurou o IMOBINVEST – Salão do Imobiliário, que abriu hoje, sexta-feira, portas no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

A abertura oficial do evento, que coloca na agenda o sector imobiliário, foi igualmente acompanhada pelo Vereador da C.M. Porto para o Pelouro da Economia, Turismo, Comércio e Gestão de Fundos Comunitários, Ricardo Valente.

Durante os próximos dois dias, paralelamente com a exposição vão decorrer seminários e acções de formação, sempre com o tema do imobiliário na agenda (ver programa em: http://www.imobinvest.pt/seminarios.php)

No salão, participam seis dezenas de expositores, ligados ao sector do imobiliário e da domótica, que apresentam as novidades do mercado, assim como oportunidades de negócio para profissionais e particulares.

IMOBINVEST abre todos os dias às 10,00 horas e vai estar aberto até domingo, dia 10 de Março, às 20,00 horas.

 imobinvest2a imobinvest0 

IMOBINVEST abre portas amanhã

imobinvest2019

A Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, vai inaugurar IMOBINVEST – Salão do Imobiliário, amanhã sexta-feira dia oito, às 17,45 horas. O Vereador da C.M. Porto para o Pelouro da Economia, Turismo, Comércio e Gestão de Fundos Comunitários, Ricardo Valente, vai igualmente participar na cerimónia.

O IMOBINVEST – Salão do Imobiliário realiza-se pela segunda vez e novamente o Centro de Congressos da Alfândega do Porto vai ser o local onde decorrem os seminários e a exposição, sempre com a agenda actual do mercado imobiliário presente.

A primeira edição de IMOBINVEST – Salão do Imobiliário decorreu em Maio de 2018 e teve mais de 4.500 visitantes. A presente edição vai decorrer de oito a dez de Março.