Mouras encantadas, feitiços, reis e rainhas decapitadas…

13 1

Uma viagem em que se convive com os mitos, as lendas e a história do Porto e Gaia é a proposta para a próxima noite de sexta-feira13, data da aparição do próximo Autocarro Fantasma.

A proposta é clara: viajar pelo imaginário e pela história da região, num passeio que se inicia às 18,30 da próxima sexta-feira 13, em frente à Cadeia da Relação, no Porto. Depois o Autocarro Fantasma vai levar os destemidos passageiros numa viagem pelos locais onde aconteceram os factos, que mais tarde se tornaram lenda.

A origem do nome “Campo dos Mártires da Pátria” e uma árvore que existiu, mas que nunca foi da forca, apesar de tantos terem sido executados á sua volta. A lenda de Gaia e a Pedra da Moura Encantada são outras das histórias que vão ser contadas nos locais onde a lenda ou a história as coloca.

Pedro e Inês, história e lenda vivem de mãos dadas bem próximo do Rio Douro e diz-se que os amantes ainda hoje podem ser vistos em noites especiais. De uma “aventura” do nosso Rei nasceu uma dinastia e do arranque da maior aventura desses tempos, nasceu o prato que vai ser servido ao jantar.

O Autocarro Fantasma

O conceito foi lançado no Halloween Late Harvest de 2014. Nessa altura um autocarro partiu da Estação de Metro da Trindade, transportando um grupo de convidados, por alguns dos locais mais “assombrados” do Porto. Depois repetiu-se e agradou, pelo que o Autocarro aparece agora numa noite de sexta-feira 13.

“Quando decidimos lançar este evento criamos um formato para um grupo de até 30 pessoas. Esse número foi já ultrapassado há mais de uma semana, pelo que tivemos que optar por um autocarro maior, para fazer face aos pedidos de inscrição”. Comenta Pedro Gil de Vasconcelos, organizador do evento.

O Autocarro Fantasma é “um autocarro que aparece e desaparece. A ideia deste conceito é criar um acontecimento que apenas tem lugar em certas noites “especiais” do ano, uma sexta-feira 13, uma noite de Lua cheia, uma noite de Halloween e depois desaparece”, explica o organizador.

Para a próxima sexta-feira 13, estão já prometidas lendas, visitas, jantar e umas seis horas de emoções. Mais detalhes podem ser encontrados em http://sellingscares.blogspot.pt/2017/01/o-autocarro-fantasma.html